Cartas para uma Feminista

21:57



Querida amiga feminista, não quero te atacar com esta carta. Escrevo-te porque sei que é difícil para ti, com todos os teus pressupostos, compreender os princípios que as Escrituras estabeleceram para nós enquanto mulheres.

Minha cara, quero tentar te fazer entender uma coisa que talvez tu vejas como um pensamento pequeno e arcaico. Porém, como cristã, creio que as Escrituras são atemporais, então acredito que tudo que foi escrito por todos aqueles meus irmãos vale também para os nossos dias. Além disso, acredito completamente quando o apóstolo Paulo diz que: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” ‭‭(2Timóteo‬ ‭3:16-17‬ ‭ARA)‬‬

Ou seja, eu abraço o princípio de que tudo o que há nas Escrituras, foi fruto da inspiração do Espírito Santo. Não abraço, e jamais abraçarei, as mentiras que estão sendo propagadas por teólogos liberais de que as que Escrituras podem “evoluir”. Não! A Palavra de Deus é viva, porém atemporal.
E é por isso, minha cara amiga, que eu defendo que tudo que está escrito sobre a mulher na Bíblia, é válido para nós hoje.

Creio que já escutaste de outras feministas argumentos como: “a Bíblia é machista”, “a Bíblia inferioriza a mulher”, ou “a Bíblia favorece os homens”. Fico feliz em estar te escrevendo isto, porque desta forma posso dizer em letras garrafais:

ESTES ARGUMENTOS SÃO MENTIRAS QUE SATANÁS INVENTOU PARA AFASTAR AS MULHERES DA CRUZ

Deixe-me esclarecer algumas coisas. Em primeiro lugar, as Escrituras nunca disseram que os homens são superiores a nós, mulheres. Pelo contrário, Ela sempre foi clara ao dizer que temos igual valor diante de Deus e que somos imagem e semelhança dEle (Gn 1:27). Quando estudamos um pouquinho sobre a doutrina da salvação, vemos que a salvação de homens e mulheres foi adquirida da mesma forma: através do sangue precioso de Cristo na cruz do Calvário.
Diante de Deus, somos tão pecadoras quanto os homens e merecíamos a mesma condenação que eles. Mas o Senhor Deus, por causa do sangue de Jesus, restaurou-nos para que nós pudéssemos glorificar a Ele exercendo os nossos papéis.
Sim, temos PAPÉIS diferentes, porém não somos menos importantes diante do Senhor por causa disso. Nosso papel, assim como o do homem, é de alta importância para a igreja de Cristo.
No relato da criação da mulher em Gênesis 2, o Senhor Deus diz: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.” (Gênesis‬ ‭2:18‬ ‭ARA‬‬).


Imagino que para ti o relato da criação da mulher seja uma das coisa mais bizarras que existe. Por isso, tu deves estar se perguntando neste exato momento de que forma eu, como mulher, consigo ver esse papel de auxiliadora como um desígnio honroso do Senhor para a minha vida.

Entendo o teu pensamento, minha cara. Eu já fiquei muito confusa com isso, principalmente porque sempre ouvia que ser auxiliadora implicaria em ser uma ajudante doméstica com menor importância e responsabilidade. Porém, não é essa a ideia trazida em Gênesis 2.


Para que tu compreendas isso, precisas ter em mente que o ato de auxiliar não diminui o auxiliador. Basta só lembrar dos monitores das disciplinas na universidade. Esses monitores estão lá para te auxiliar na compreensão e na fixação dos assuntos dados em sala.


Lembro-me de quando eu tinha aulas de anatomia na universidade. Graças a Deus, tive monitoras que me auxiliaram bastante na fixação do meu aprendizado. Elas eram tão boas que se tornaram para mim heroínas, pois quando eu estava com dificuldade de lembrar dos nomes dos ossos, elas estavam lá para me auxiliar.


Fomos feitas para ser auxiliadoras e isto não reduz a importância da nossa tarefa. Muito pelo contrário.



No Antigo Testamento Deus é descrito como “O Auxílio”, e “A Força” do Seu povo para vencer batalhas. Nós, mulheres, temos impresso em nós esse atributo comunicável do próprio Deus, e eu não creio que o Senhor tenha qualquer atributo de inferioridade. Desta forma, posso te afirmar que a Bíblia não é machista, pois ela mostra que a mulher é a extensão do auxílio de Deus aos homens aqui na Terra.

Imagino que depois destas coisas, perguntas devem estar rondando a tua cabecinha, como por exemplo:“Ser auxiliadora de homens quer dizer que a minha vida é só girará em torno disso?”, “os homens não podem auxiliar também, somente nós mulheres temos esse papel?”, “e a submissão?! a mulher deve submissão em tudo e a todo homem?”, “a Bíblia quer mesmo que as mulheres só trabalhem em casa?”, “E o que dizer de homens que usam desses argumentos para inferiorizar a mulher?”, “e os homens serem os cabeças dos lares não é algo ruim para nós mulheres?”

Compreendo suas dúvidas, minha cara, mas isso conversaremos em outras cartas.


You Might Also Like

0 comentários