Ferindo o Senhor com Sua Fofoca e sua Difamação

22:31


Devo admitir, a fofoca e a difamação já foram grandes problemas para mim, digamos que esses já foram meus pecados intocáveis. Eu falava mal dos meus irmãos em Cristo pelas costas sem remoço. Fazia aquilo para alimentar o meu ego e para me sentir superior e menos pecadora. Até que um dia orando ao Senhor, comecei a me sentir incomodada com todas as vezes em que caí na fofoca e na difamação. Me senti suja. Roguei o perdão do Senhor, e daquele dia em diante, passei a tentar  não fazer mais aquilo. Não direi que foi uma tarefa muito fácil, pelo contrário, purificar minha mente nessa área, até hoje vem sendo uma tarefa bem difícil. 

A fofoca e a difamação, são "pecadinhos" bem comuns dentro das nossas igrejas. Infelizmente esses são aqueles pecados que todo mundo comete e acha tão normal, que nem dá atenção a isso como pecados graves que são. E são tão graves, que amizades acabam, igrejas se dividem e além disso, sabotam o nosso testemunho cristão. Esses pecados são tão ofensivos a Deus que Ele fala para não andarmos com mexeriqueiros (Lv 19.16; Pv 20.19), que irá destruir os mesmos (Sl 101.5) e que isso contamina ainda mais os homens (Mc 7.20-23). 

A palavra grega para fofoca é diabolos, e foi exatamente dessa palavra que o nome diabo, no português, veio. Diabolos significa acusar, dar informações erradas. Já difamação no grego é blasphemia, que significa caluniar ou depreciar. Está bem nítido isso são atributos do próprio satanás. Então, quando fofocamos sobre alguém ou difamamos nosso irmão, nos assemelhamos ao próprio diabo.  

As advertências são claras e fortes nas escrituras quando a isso. Uma pessoa que é caracterizada como fofoqueira ou difamadora, descreve uma pessoa pecaminosa, impura... Quem é caracterizado dessa forma, são aqueles a quem Deus entregou à sua própria depravação.  E não importa se é verdade, mentira, ou uma mistura de ambos, o que se é dito está sendo dito para as pessoas erradas, já que muitas vezes quem precisa ouvir o que você tem a falar é o autor (ou não autor) da ação. 

Em Colossenses 3:8-10, está escrito

"Agora, porém despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou" 

O apostolo Paulo, nessa carta aos Colossos está explicando como um cristão deve "andar" (pensar e agir), dizendo a eles para que não voltem às práticas do velho homem, agora que salvos, isto é, revestir-se do novo homem (Veja Efésio 4.22-24). 
Temos pensamentos pecaminosos, pois infelizmente essa é nossa inclinação natural, mas as escrituras nos manda renovar nossas mentes (Rm 12.2), e o único jeito de fazermos isso é com o estudo da palavra e muita oração! Dessa maneira, quando nossas mentes pensam difamar nossos irmãos, ou fofocar sobre ele, temos a responsabilidade de mudar de pensamentos, e de imediato rogar o perdão do Senhor. 

Tiago, muito sensato, escreveu que "a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero. Com ela, benzemos ao Senhor e Pai; também, com ela amaldiçoamos os homens, feito à semelhança de Deus... Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas seja assim" (Tiago 3.8-10). Essa mensagem de Tiago, é realmente desmotivadora, mas encontramos esperança quando ele escreve o Capítulo 4. 

Não precisamos viver fofocando ou difamando alguém, temos a graça do Senhor! Se por um acaso algo no teu irmão em Cristo te incomodar, em amor, repreenda-o se necessário for. Só não seja caracterizado por fofocas e difamações. Eu sei muito bem o quanto é preciso de esforço para isso, mas devemos nos esforçar o tempo que for preciso, sempre mantendo pensamentos justos. Isso não é fácil, mas com a ajuda do Senhor podemos sim nos libertar da fofoca e da difamação. 

Que o Senhor os abençoe! 
Até o próximo post. 

You Might Also Like

0 comentários