Cartas para uma Feminista

08:51



Carta 2

Querida amiga feminista, na última vez que te escrevi, dediquei-me a explicar os motivos pelos quais eu abraço a feminilidade bíblica. Além disso, expliquei porque biblicamente o ato de auxiliar não é algo que inferioriza a mulher; pelo contrário, é um ato honroso, até porque o próprio Deus se refere a Ele mesmo como o Auxiliador de Seu povo.

Porém, acredito que o que já foi dito por mim na última carta não foi o suficiente para esclarecer todas as verdades sobre esse assunto. Por essa causa, escrevo-te mais estas coisas, pois sei que tudo isso que tenho te falado são coisas delicadas para ti, e eu preciso explicar tudo com muito cuidado.

Não sei se já ouviste falar sobre o dever da mulher descrito em Efésios 5. Provavelmente sim, até porque esse é um dos texto que mais dá confusão no meio feminista, pois é justamente nele que o apóstolo Paulo fala da submissão feminina.
Se tu nunca ouviste falar sobre isso, deixe-me te mostrar esse trecho tão polêmico e tão mal interpretado.

“As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.”
‭‭(Efésios‬ ‭5.22-24‬ ‭ARA‬‬)

Por favor, sem pânico! Antes que digas que isso é um absurdo, peço-te um pouquinho de paciência, porque talvez, se eu te explicar esse texto, tu consigas enxergar – nem que seja um pouquinho de nada – que isso não é o que parece ser (e muito menos é o que algumas feministas falam que é).

Para que tu compreendas este trecho, tu precisas entender todo o contexto que esse trecho está inserido. No capítulo 5 da carta de Paulo aos Efésios, ele dá uma ordem para que os filhos de Deus encham-se do Espírito Santo, sujeitando-se uns aos outros no temor de Cristo (Ef 5.21).

O problema todo está no fato de que as pessoas pegam os versos que falam da submissão feminina e os isolam de todo o contexto da carta. Mas, ao analisarmos o capítulo 5 como um todo, conseguimos ver claramente que Paulo ainda está explicando de que maneira podemos ser cheios do Espírito Santo sujeitando-nos aos nossos irmãos.

Essa ordem de sujeição, diferente do que muitos dizem, não é uma ordem que vale apenas para as mulheres. Conseguimos ver isso também de forma muito clara quando lemos todo o capítulo 5, e metade do capítulo 6; onde o apóstolo fala dos servos e dos patrões, dos filhos e dos pais e do casamento.

Quando Paulo começa a falar no verso 22 da submissão da mulher, ele está querendo mostrar como dentro do CASAMENTO uma mulher pode ser cheia do Espírito Santo sujeitando-se ao seu MARIDO.

Que fique bem claro:

PAULO NOS VERSOS QUE CITEI MAIS ACIMA ESTÁ FALANDO DA SUBMISSÃO DENTRO DE UM CONTEXTO DE CASAMENTO E NÃO DE QUALQUER CONTEXTO.


É bem verdade que uma mulher cristã, assim como um homens cristão, deve servir os seus irmãos, mas isso não quer dizer que nós mulheres devemos ser submissas em tudo a qualquer homem diante de nós.

Como mulheres solteiras, devemos submissão aos nossos pais. Acho que quem tem um mínimo de conhecimento sobre o cristianismo vai lembrar do quinto mandamento que diz:
“Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor , teu Deus, te dá. "
(Êxodo 20:12 ARA )

Porém, quando entramos no contexto do casamento — e deixando muito claro que é do CASAMENTO, e não do namoro —, nós mulheres devemos submissão aos nossos maridos, pois esta é a forma de sujeição que o Senhor requer de nós enquanto mulheres.

Imagino que agora tu devas estar pensando que te submeteres a um homem, assim como ao próprio Jesus Cristo, seja algo fora de cogitação.  Talvez até seja pior: pode ser que tu aches que te submeteres ao próprio Cristo seja um absurdo.

Porém, para uma moça cristã, essa submissão ao Senhor é algo que acontece de forma voluntária. Nós, cristãs, fazemos isso porque amamos ao Senhor Jesus e reconhecemos a Ele como o Senhor das nossas vidas. Então, nos submeter a Cristo é algo prazeroso para nós.
Desse mesmo modo devemos nos submeter aos nossos maridos: de forma voluntária; prazerosa; com alegria; e como parte da nossa devoção a Jesus Cristo.

Ok, minha amiga, eu entendo que tu não irás conseguir compreender completamente a submissão da mulher no casamento enquanto eu não tentar sanar estes questionamentos que tanto rondam na tua mente.

Sei que, como uma defensora do movimento feminista, tu deves estar pensando em todas as estatísticas de violência contra a mulher, e no fato de que grande parte das agressões são cometidas dentro dos lares por maridos. Daí, tu podes me perguntar o seguinte: "Como as mulheres podem ser submissas em tudo, como diz a Bíblia, a maridos desse tipo?"

Acho muito válido esse questionamento, pois na verdadeira igreja de Cristo, a violência contra mulher é algo abominável entre nós. Fico profundamente triste ao ver que 40% dessas agressões domésticas são cometidas por maridos que se dizem “cristãos”. Inclusive, o meu pai biológico foi um exemplo desses 40%.

Porém, no que se refere ao texto citado anteriormente, não podemos desconsiderar a quem o apóstolo Paulo estava se direcionando. Ele estava escrevendo para CRENTES e não para ímpios. Isso quer dizer que Paulo estava tratando do modelo ideal que um relacionamento cristão deveria seguir, e por isso, ele pressupôs que esses maridos eram homens genuinamente cristãos, tementes a Deus, e dispostos a cumprirem todos os seus deveres como homens em submissão a Deus.

Mas, nós duas sabemos que o nosso mundo é mau, e contém homens que são maus. Sabemos que existem casamentos abusivos onde maridos abusam da submissão feminina para impor coisas a sua esposa  que são contra a palavra do Senhor. Nesses casos, nós, cristãos, cremos que a mulher está desobrigada, pois antes mesmo da sua submissão ao seu marido, ela deve submissão a Jesus Cristo. 
Como já disse o rev. Augustus Nicodemus: “a mulher fica autorizada a santa desobediência, em nome de Jesus”.

As Escrituras nunca disseram que os maridos podem ser tiranos violentos, que menosprezam suas esposas. Muito pelo contrário. A Bíblia sempre foi muito claro quanto ao papel do homem.

"E qual que é o papel do homem?"

“Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela
[...]
Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; porque somos membros do seu corpo.” (Efésios‬ ‭5.25,28-30‬)

Ou seja, o papel do homem é zelar por sua esposa com o mesmo cuidado e empenho que Cristo zela pela sua igreja. Do mesmo jeito que Jesus deu a sua vida em amor e serviço à igreja, o homem deve entregar a sua vida em cuidado e serviço da sua esposa.

Desse modo, posso te afirmar que a ordem de Paulo não é apenas válida para nós mulheres. Há uma sujeição mútua dentro do casamento, na qual a mulher entrega-se em submissão ao seu marido, servindo-o; e o homem entrega-se em cuidado à sua esposa, servindo-a. Existe, portanto, uma "via de mão dupla" construída pelo Senhor onde homem e mulher sujeitam-se um ao outro em submissão ao próprio Deus.
.
Eu sei, minha amiga, que ainda não falei tudo sobre a feminilidade bíblica para ti. E pelo que eu te falei até o momento, tu podes ainda ter alguns preconceitos do assunto. Mas, não ache que acabou por aqui, minha cara. Peço-te mais um pouquinho de paciência, pois estarei voltando a te escrever em breve para conversarmos mais um pouquinho sobre o papel da mulher na sociedade. Na próxima carta pretendo te falar sobre a mulher e sua vida secular.

You Might Also Like

0 comentários