A Teologia Apresentada para as nossas Crianças é uma Teologia Fraca!

22:14





“O Filho único de Deus

Perfeito e puro se ofereceu

Pra dívida pagar
No lugar daqueles que o Pai queria resgatar.”
É prova de amor
Com alegria, eu vou obedecer ao Senhor”
A fome que está em meu coração
É a palavra de Jesus
Que me cura e fortalece
Vou ler a Bíblia
Todo dia, mais e mais”
“Seja um cristão de verdade
Em palavra e ação
Mostre que Jesus
Está em seu coração”


“Obedecer é mais que importante
“A Bíblia é o pão que alimenta
________________________

Por incrível que pareça, essas quatro estrofes são de quatro músicas infantis.
Ao me deparar com músicas destinadas às crianças, com uma teologia sólida, meu coração se enche de alegria. Isso porque posso descansar sabendo que meus filhos poderão ouvir música de qualidade na infância. Em contrapartida, não posso deixar de lado todas as reflexões que me vêm à mente ao escutá-las.
Infelizmente, no contexto brasileiro atual, as crianças não são vistas como dignas de um ensino bíblico profundo. Em muitas igrejas podemos encontrar pais que devoram teologia com vigor, mas que pouco se dedicam a ensinar a seus filhos sobre as Escrituras, e todo o tanto de doutrina que conhecem. Majoritariamente, escutam-se as desculpas: "Crianças não entendem de teologia", ou mesmo "As histórias são suficientes por hora. Quando crescer, ensino o resto."
Acontece que esse raciocínio nunca pertenceu ao povo de Deus. Os hebreus ensinavam seus filhos acerca do significado da Páscoa (Ex 12.26-27), sobre a Festa dos Tabernáculos (Dt 16.14), e tantos outros ritos judaicos. As crianças eram ensinadas desde cedo acerca da Lei do Senhor (Pv 22.6) e tantas vezes aprendiam junto a grandes mestres da lei (At 22.3). Este ensino se dava de tal modo que aos treze anos, segundo a tradição judaica, os meninos passavam pelo bar mitzvah e se tornavam adultos conhecedores das leis.
Além disso, tais desculpas são falhas diante do estudo da Psicologia Educacional. Através dessa ciência, percebemos que o processo do desenvolvimento cognitivo se dá de maneira mais rápida e eficiente ao longo da infância. Ou seja: nossa capacidade de aprender é muito maior quando somos crianças do que em qualquer outro momento da vida. Ademais, princípios estabelecidos nessa fase enraizam-se muito mais nos cérebros e corações do que em qualquer outro momento. 

Dessa forma, sim! Crianças são capazes de aprender e digerir teologia, se os pais souberem passar através de um método apropriado. E não! Somente as historinhas não são o suficiente.
De nada adianta nossas crianças saberem que não podem mentir se não entendem porque não devem mentir, qual a consequência do pecado, e quem pode regenerá-las do pecado. De nada adianta nossas crianças saberem que devem agradecer a Papai do Céu antes de comerem, se não entendem que apenas encontraremos contentamento no Senhor.
A teologia que é apresentada para as nossas crianças é fraca e rasa!
Quando eu lembro que o Breve Catecismo de Westminster foi escrito para o ensino de crianças, sinto vergonha da nossa geração.
Os pequenos de hoje estão indo à EBD para escutar musiquinhas como “Dança do Pinguim” e pintar figurinhas de Jesus. E como se não bastasse, em suas casas, ainda são bombardeados com “Peppa Pig” e desenhos afins, pois os pais querem mesmo é liberdade dos filhos por algumas horas. Não digo que as crianças não podem assistir desenhos, até porque existem alguns educativos e muito bons. Porém, a grande questão é: como evitaremos a criação de adolescentes que são levados por qualquer ideologia e vento de doutrina, se em sua infância já não forem ensinados firmemente sobre os princípios bíblicos?
O Salmo 1 nos ensina que aquele que medita na lei do Senhor diariamente é como árvore plantada, firmada, junto à corrente de águas que no devido tempo dará seu fruto (Salmo 1.3).
Resta-nos, então, certificarmo-nos de que nossos filhos ou futuros filhos serão cercados de uma boa teologia. 

Não podemos guardar o que o Senhor nos deu de graça. O Evangelho é nosso bem mais preciso, então apresente-O completo aos pequenos. Mostrem músicas que não apenas falam de "Pedro, Tiago e João no barquinho ", ou que "A Dança do Pinguim é assim". Antes, façam com que eles escutem que Ele (Cristo) “veio ao mundo para nós salvar" e que "Meu coração era sujo, mas Cristo aqui já entrou". Esforcemo-nos para apresentar desde cedo verdades bíblicas aos nossos filhos com sabedoria, pois este é o maior presente que podemos dar, e nada superará isto.
Se você tem talento para a música, já considerou compor músicas com linguagem acessível? Se você tem dom de ensino, já pensou em auxiliar pessoas a ensinar seus filhos, ensinado-os os melhores métodos para isso? Se você entende de pedagogia e psicologia, já pensou em ensinar os professores de sua igreja a trabalhar melhor com crianças e desenvolver seu potencial?
Precisamos urgentemente investir nas nossas crianças. Elas fazem parte da Aliança, por isso não podemos priva-las do Evangelho. Elas não são apenas “a igreja do futuro”, elas são a igreja do agora e precisam ser alimentadas pela palavra do Senhor.
Que o nosso Deus tenha misericórdia das nossas vidas, e nos permita educar as próximas gerações mais firmemente em Sua Palavra, com sabedoria e profundidade.

You Might Also Like

0 comentários