“A oração muda as coisas?”
20:12
Certa manhã de domingo na igreja onde congrego, estudávamos a oração do pai nosso, e o pastor disse uma frase que me deixou muito intrigada: “A oração não muda o coração de Deus,ela muda o nosso, e conforma a nossa vontade a dEle".
Confesso que fiquei bastante perplexa com essa afirmação, pois estava num período de transição doutrinária e tudo ainda era muito novo pra mim. Contudo, mesmo que eu tenha me mostrado relutante em aceitar essa verdade, eu comecei a incluir ela em minhas orações, agora tudo girava em torno de um pedido central: Senhor, conforme meu coração a tua vontade para que eu não sofra e nem me frustre. O que me convenceu disso, foi o aprofundamento do conhecimento da Soberania do Senhor, sabendo que nada foge ao controle dEle, e que nenhum de seus planos podem ser frustrados, nem mesmo se as minhas orações forem para que eles não sejam realizados.
Deus nunca foi refém de nossa vontade, nem de nossos caprichos, Ele é dono do conhecimento absoluto de todas as coisas, sejam as presentes ou as que ainda virão, o Senhor detém todo o poder sobre todas elas.
Quando eu entendi que a minha vontade diante da de Deus é insignificante e não poderia modificar o ser e O plano dEle, foi quando eu entendi os motivos da oração ser um artefato tão importante e de cunho obrigatório para TODO e qualquer cristão. Tendo por base a oração do Pai nosso, sabemos que como uma das petições primárias está o "Seja feita a Tua vontade", antes mesmo de pedirmos favores nos é recomendado pedir pela soberania do Senhor, confiando que a Sua Soberana Vontade é sempre boa, perfeita e agradável (Rom.12:2), e sabendo que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que O amam(Rom.8:28), podemos descansar em Seu Beneplácito.
Cientes disso, agora surge um novo questionamento: A oração muda as coisas? Se você busca uma resposta simplista e rasa, eu digo: sim, muda. Mas a resposta desse questionamento é muito mais complexa do que um mero sim ou não. Tudo que o Senhor determinou e planejou, será concretizado independente de estarmos satisfeitos ou não, a oração tem o objetivo de aprimorar nosso relacionamento com Deus, de estarmos alicerçados nEle, de desenvolvermos intimidade.
Em Provérbios 19:21 está escrito "Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor", é coerente afirmar que nem todos os nossos pedidos serão atendidos em oração, Deus não é nosso gênio da lâmpada particular, Ele não é um tipo de Pai relapso que mima os filhos, sem negar nada a eles.
Uma oração extremamente repetitiva e insistente não vai garantir a você coisas que não são da vontade do Senhor, jejum e oração muito menos. A oração é um momento de aperfeiçoamento do relacionamento, um momento de humilhação e gratidão, porque o Senhor nos tem garantido muitas bençãos que não merecemos. Você pode estar se perguntando: se eu não terei o que quero, por que então devo orar? A oração é importante para sincronizar nosso coração a vontade do Senhor, se desenvolvermos um coração contrito e contente em Deus, não existirá motivos para que não sejamos atendidos, em Tiago 5:16 fala que a oração do justo é muito poderosa.
Quando nosso coração está no centro da vontade do Senhor, tudo que pedimos está nos conformes de sua boa vontade, portanto seremos satisfeitos, e se o pedido não seguir os preceitos divinos, nós encontraremos paz na certeza de que o Senhor tem planos infinitamente maiores e melhores do que possamos pedir ou pensar.
Em suma, a oração muda as coisas de fato? Sim, a oração nos molda, nos dá contentamento, nos torna gratos e humildes perante o Senhor. A oração não muda o que Deus é, nem os seus propósitos decretados na eternidade, nada pode fazer isso, o ser de Deus é imutável, nós que devemos ser transformados. No mais, que a Graça e a paz do nosso Senhor esteja com todos nós, e que Ele esteja sempre nos constrangendo a viver pelo seu evangelho.
escrito: Débora Nunes
0 comentários